1. Analisar as necessidades da organização, de forma a implementar as soluções logísticas mais adequadas aos objetivos, estratégias e recursos da empresa.1.1 - Analisar e avaliar indicadores inerentes às operações logísticas.1.2 - Programar e preparar a distribuição a clientes e o aprovisionamento da produção com base em critérios de otimização dos fluxos de serviços, matérias-primas e produtos acabados, utilizando sistemas de informação integrados.1.3 - Estabelecer com os fornecedores, internos e externos, os esquemas de fluxos e o calendário de expedição, necessários ao processo logístico, em função do plano de produção;1.4 - Planear a distribuição dos produtos e serviços aos clientes, tendo em conta as necessidades destes, as capacidades da organização e a otimização do processo logístico.2. Coordenar e supervisionar as atividades de receção, preparação de encomendas, armazenagem e expedição, de acordo com as normas de qualidade, higiene segurança e ambiente e as relações de trabalho.2.1 - Organizar o fluxo da operação do entreposto (receção, aprovisionamento /reaprovisionamento), preparação, carga e expedição).2.2 - Organizar a distribuição do trabalho das equipas, com o fim de assegurar os níveis de produção e a qualidade pretendidos.2.3 - Orientar o trabalho das equipas sob a sua responsabilidade, promovendo e controlando a qualidade de desempenho.2.4 - Gerir os recursos associados ao processo logístico, nomeadamente equipamento de armazenagem e de manuseamento de mercadorias, meios de transporte e sistemas de informação;2.5 - Promover ações de melhoria das condições de armazenagem e acondicionamento das mercadorias e materiais;2.6 - Participar na análise e implementação de melhoria contínua dos processos, em colaboração com os intervenientes ma cadeia logística, nomeadamente clientes e fornecedores.2.7 - Assegurar os procedimentos de qualidade, ambiente, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico, nomeadamente, relativos à proteção de pessoas, produtos e mercadorias contra roubos, danos e deteriorações e respeitantes a condições ambientais do armazém.3. Assegurar a gestão de stocks.3.1 - Efetuar a avaliação e o controlo de stocks.3.2 - Monitorizar indicadores de stocks e implementar medidas corretivas.4. Coordenar e executar operações de movimentação, manobra e operação de empilhadores de acordo com as regras e normas estabelecidas.5. Apoiar o serviço de assistência a clientes, prestando as informações necessárias e adequando o serviço logístico às necessidades do cliente.6. Elaborar relatórios da sua atividade, organizando e sistematizando a informação técnica referente à sua área de intervenção.